KARATE


Que bela demostração de disciplina e Motivação!


Um kata é nada mais do que movimentos de Karate codificados com esmero, executados na mesma maneira e nas diversas direções. É um Kihon encadeado em várias direções com vários graus de dificuldades dos movimentos. É no Kata que o praticante deve colocar toda a sua força e energias ligadas à vontade. O plano é de enfrentarmos entre 08 a 10 adversários, na qual adquiri o domínio do corpo, da técnica, da coordenação motora, da postura, do olhar, da respiração e do espírito.

             
                         Os "Katas", além de formas de lutas imaginárias, trazem consigo a herança do Karate-Dô ... e nos exames de faixas, condição importantíssima na motivação diciplinar em praticar o Karate .... Ao detalhe que é necessário aperfeiçoar um kata, estuder e cultiva a auto-disciplina.



Kata traz consigo um doce mistério, pois quanto mais estudamos e nos dedicamos a ele, mais nos oferece uma nova consciência, gerando uma maneira diferente de execução e, por conseguinte, novos benefícios.
Os "Katas", além de formas de lutas imaginárias, trazem consigo a herança genética da Arte Marcial Tradicional. Cada movimento em gesto de golpes de luta, são desenvolvidos de forma a proporcionar ao praticante um determinado benefício: captação e distribuição de energia; melhor aproveitamento da respiração, melhoria da circulação sanguínea, equilíbrio da pressão arterial, massagem e alinhamento dos órgãos, concentração ou relaxamento físico e mental, coordenação motora, etc.
Pratique os Kata com seriedade e Motivação!
















competição, bem usada, pode ser um bom recurso de motivação quando se a usa como na promoção da motivação pela competição, Conhecer as causas do êxito ou do fracasso em uma tarefa determinada, aumenta a motivação. Cada qual é motivado pelo que tem valor para si. Entre motivo e valor não existe diferença. A motivação é o efeito da descoberta do valor. Por isso se toma necessário conseguir que os alunos(atleta) reconheçam o valor de cada treinamento.
















As origens.
O Karatê (chamado de Tode, no dialeto de Okinawa) foi originalmente desenvolvido no arquipélago de Ryu Kyu, cuja ilha principal é Okinawa, baseado em técnicas chinesas, principalmente. Ele não deriva do Jiujitsu como querem alguns autores e praticantes, mas se baseia em uma arte muito antiga, nativa de Okinawa, chamado apenas de "Te" (mão), que se desenvolveu muito sob a influência chinesa e se transformou no karate.
Essa influência se fez sentir no nome da arte, que era escrita com os ideogramas para "chinês" e "mão", portanto "mãos chinesas". Esse ideograma original era associado à Dinastia Tang (618-907 d.C.), cuja influência e cultura se fez sentir em todo o Oriente, passando a ser sinônimo de "chinês".

Ideograma "Tang", também pronunciado "Kara", significa "Chinês"


O novo karate:

Em 1933 ele resolveu trocar o ideograma que significava "chinês" para outro, homófono, que significava "vazio". Assim desapareciam os perigos políticos e culturais e o nome não se alteraria, pois a arte permanecia "Karate". Mas o novo nome ainda causa algumas divergências, principalmente no Ocidente. A interpretação convencional para karate é "mãos vazias", mas existe muito mais por trás desse significado. Como dissemos, as artes marciais estavam tendendo para o lado filosófico e espiritual e essa era a vontade de Mestre Funakoshi, que apreciava muito a filosofia Zen. Um dos conceitos mais importantes do Zen é o Zanshin, um estado no qual a mente se torna absolutamente quieta e os movimentos são espontâneos e naturais. É uma condição arduamente procurada por todos os praticantes de artes marciais. É esse "vazio mental" que Mestre Funakoshi buscou com o novo ideograma. Em suas próprias palavras:
Como a superfície polida de um espelho reflete tudo o que se encontra defronte a ele e um vale quieto transmitem até os menores sons, assim o estudante de karate torna sua mente vazia de egoísmo e maldade num esforço para reagir apropriadamente com tudo o que ele encontrar pela frente. Este é o significado de Kara ou "vazio" no karate. 



Significado dos Kata (Shotokan) e nome dos katas:

A instrução é freqüentemente dada através dos seguintes dezenove Katas: Taikyoku Shodan, Nidan e Sandan, como formas para iniciantes, Heian Shodan, Nidan, Sandan, Yodan e Godan, Bassai, Kanku, Empi e Gankaku, sendo todos do estilo Shorin; o Jutte, Hangetsu, Jion, Tekki Shodan, Nidan e Sandan, todos estes do estilo Shorei, e Ten No Kata, como uma forma de Kumite. Os nomes dos Katas chegaram até nós verbalmente. Os nomes usados no passado, como Pinan, Seishan, Naifanchi, Wanshu, Chinto, e outros, muitos dos quais possuíam significados ambíguos, tem levado a freqüentes erros na instrução.
Sendo o Karate uma arte marcial japonesa, não há razão aparente para manter estes nomes pouco familiares e, em alguns casos, nomes pouco esclarecidos de origem Chinesa, simplesmente por terem sido usados no começo. Portanto, após refletir sobre a natureza figurativa das descrições dos Kata dos velhos Mestres, Gishin Funakoshi nos apresenta os Katas com os seguintes nomes e descrições:


TAIKYOKU

O inicio: (Criação): Este representa, na verdade, três Kata, na ordem Shodan, Nidan e Sandan. Deve ser a forma para os iniciantes, já que é a mais fácil dos kata para ser aprendida. Consiste nos bloqueios e ataques mais úteis na prática das técnicas básicas. Este Kata e o Ten No Kata são o produto de muitos anos de pesquisas sobre a arte do Karate. Quando praticados regularmente resultam no desenvolvimento equilibrado do corpo e na estável habilidade para suportar o corpo corretamente. Além disso, o aluno que adquiriu proficiência nas técnicas básicas e compreende a essência do Kata Taikyoku, irá valorizar o real significado deste princípio: "No karate não há vantagem no primeiro ataque".

HEIAN (Mente Tranqüila): Há cinco formas de Heian contendo uma grande variedade de técnicas, sendo quase todas relacionadas a posturas básicas. Alguém que tenha aprendido estas cinco formas pode estar seguro que é capaz de defender-se com muita habilidade na maioria das situações. O significado do nome deve ser levado em consideração neste contexto. Observa-se que as formas indicadas aqui como Shodan (primeira) e Nidan (segunda) estão inversas em relação à sua ordem tradicional. Esta mudança foi introduzida após considerar seus vários pontos de dificuldade e facilidade para o ensinamento.

TEKKI (Cavaleiro de ferro): O nome refere-se à característica distinta deste Kata que é sua postura Kiba-dachi, como montar a cavalo. Neste as pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de concentrar a força em direção ao centro.

BASSAI (Romper Fortaleza): Há duas formas de Bassai, esta forma de Kata contém repetidas mudanças dos braços de bloqueio, movimentos que representam a sensibilidade para alterar uma posição de desvantagem para uma vantajosa, uma sensação que sugere uma determinação, como se fosse aquela necessária para invadir a fortaleza inimiga.

KANKU (Saudação ao Céu): O nome deste Kata derivou-se originariamente do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército Chinês. O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual se levanta as mãos e olha-se para o céu. Há duas formas de Kanku...

JION (Amor e Gratidão): Este é o nome original e tem aparecido freqüentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o Kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin. (Shitei... WKF kata obrigatório na eliminatória).

EMPI (O Vôo Da Andorinha): A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na seqüência se segura o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha.

GANKAKU (A Garça Pousada Na Pedra): A característica deste Kata é a postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima.

JETTE (Dez Mãos): Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jutte sugere que alguém que tenha aprendido este Kata é tão eficiente que venceria vários homem de uma só vez.

CHINTE: (Mãos Estranhas): Possui este nome por conta de técnicas não tanto comuns, (dedo nos olhos) e coisas do género. Este trata de uma situação que o oponente tem uma vantagem física, tornando necessário atacar em ponto do corpo onde não haja vantagem física.

HANGETSU (Meia-Lua): Nos movimentos para frente, neste Kata, são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato. Um das grandes características é a contração, sendo devidamente trabalhada de forma sincronizada com os movimentos.

NIJUSHIHO: (Vinte e Quatro Passos): Um kata bem complexo apesar da pouca quantidade de movimentos. Este faz um rápida mudança de direção e um grande variação de técnicas de defesa e contra-ataque.

JIIN: (Amor e Proteção): Este segue o mesmo principio do JION, sendo um kata de base pesadas e sempre visando uma melhor postura do praticante.

SOCHIN: (Espírito Inabalável): Este nome sugere que o praticante que o domine não temerá nada. É um kata de bases bastante pesadas primando para um bom desenvolvimento da base, postura e força.

GOJUSHIHO: (Cinquenta e Quatro Passos): Há duas formas de Gojushiho (Dai e Shô)sendo estes uns dos maiores katas do estilo shotokan. Neles existem técnicas bem singulares não sendo vistas em nenhum outro kata shotokan.

UNSU: (Mãos de Nuvem) O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas neste Kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. “O nome usado em Okinawa é Unshou e significa Defesa Contra A Nuvem”, ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, você os venceria. 

MEIKYO: (Espelho Limpo) Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karate de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do lado de fora da caverna. A "Dança Da Guerra" foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como "O Espelho da alma". O nome antigo para Meikyo era Rohai. 

WANKAN: (Coroa Real): Este Kata era conhecida no passado pelo nome de Shiofu e Hito que significava a Coroa do Rei. É o Kata mais curta do Karatê Shotokan, só com um Kiai. Como não fazia parte do grupo inicial de kata introduzidos por Gigin Funakoshi no Japão, é geralmente aceito que foi o filho Yoshitaka Funakoshi que a introduziu no Shotokan, numa nova versão, por si trabalhada e modernizada. Devido a sua dimensão existe a ideia que é um kata inacabado, cujo desenvolvimento foi interrompido com a morte precoce de Yoshitaka Funakoshi. Esta tese ganha significado já que as versões atualmente existentes em outros estilos de Okinawa, são bastante mais compridas. É Um kata sem duvida singular, contendo técnicas básicas e avançadas como torções. É o menor do estilo shotokan.

Kata Shotokan:

1.      Taikyoku: Shodan, Nidan e Sandan Yondan. Godan. Heian Shodan, Nidan, Sandan, Yondan e Godan.  Bassai-Dai, Bassai-Sho.  Kanku-Dai, Kanku-Sho. Tekki-Shodan, Tekki- Nidan e Tekki-Sandan. Hangetsu. Empi. Gankaku. Jion, Jitte e Jiin. Sochin. Nijushiho. Gojushiho-Sho e Gojushiho-Dai. Chinte. Meikyo. Unsu.Wankan.

É no kata que karateca deverá mostrar toda a vigor e derrotar o inimigo, destruir seu último reduto para poder vencer. Importante não é a vitória de uma batalha que está em jogo, que pode ser perdida ou ganha, mas é a luta final: ela deve ser ganha, não se deve pensar em derrota, mas usar toda a vigor, toda a seriedade, aplicar os golpes mais poderosos e decisivos para que a luta acabe ali (“Budo Caminho do guerreiro” superar, ir além). O Kata quem o executa deve demonstrar vigor  físico e força (lembrar que os orientais não separam corpo e espírito, portanto... força para eles não significa só contração muscular mas também demonstração de energia espiritual. É o Kata que em cujo domínio, se caracteriza um excelente karateca. por possuir todos os elementos que caracteriza a arte marcial. Ultimamente, alguns professores vem incluído em seus treinamentos o ensino de alguns kata avançado a partir da faixa roxa, com o que Concordamos porque a execução de um kata pede tempo para se amadurecer a expressão e domínio do mesmo e se o aprendizado técnico começa mais cedo, mais cedo o atleta alcançará maturidade.

A competição de Kata:


Os Katas são séries de técnicas ofensivas e defensivas, organizadas sistematicamente e apresentadas numa seqüência. Nesta forma de competição, o oponente existe apenas na mente do competidor. 
A competição de Kata pode ser individual ou por equipe. Na avaliação, o que se leva em consideração são os seguintes critérios:


(1º) Uma demonstração realista do significado do Kata.
(2º) Compreensão das técnicas (Bunkai);
(3º) Tempo apropriado (Ritmo);
(4º) Contração correta auxiliando o próprio kime.
(5º) Atenção e concentração ( Chakugan);
(6º) Posição correta (Dachi);
(7º) Tensão adequada do abdome (Hara);
(8º) Forma correta (Kihon) ;
(9º) Aplicação vigorosa força velocidade, explosão (kime)
(10º) Harmonia interior (equilíbrio emocional)
(11º) Kiai – Energia Vital (Ki).
(12º) Trajeto obrigatório (Embusen).

Regulamento de Kata.
Será desclassificado quem não cumpra com o regulamento.



I. Não se pode remover a parte superior do kimono durante a execução do Kata.

II. Aos competidores que se apresentarem  incorretamente vestidos, será dado um minuto para corrigir.

3. Pode ser executado qualquer Kata tradicional de Karate, exceto Kata com armas (Kobudo)

4. Variações são permitidas de acordo com a escola de Karate do competidor.

5. Antes de cada rodada, a mesa de pontuação deve ser notificada do Kata escolhido.

6. Os competidores devem executar um Kata diferente em cada rodada. Um Kata que já foi executado não pode ser repetido.

7. Nos confrontos por medalhas na competição de Kata por Equipe, as equipes deverão executar o Kata escolhido de maneira usual. Em seguida, executar uma demonstração (BUNKAI) do significado do Kata. O tempo permitido para a execução do conjunto KATA E BUNKAI é de (6) seis minutos.

8.  O cronometrista oficial iniciará a contagem do tempo no momento em que os componentes da equipe cumprimentar ao entrar no tatame e parará o cronometro quando for feito o cumprimento final, ao termino do BUNKAI.

   9.  Será desclassificada a equipe que não realize a saudação final ou exceder o tempo permitido de seis minutos. Para a realização do Bunkai não está permitido o uso de armas, equipamentos auxiliares ou vestuários adicionais.

      Número e o tipo do Kata requerido dependem do número de competidores ou de equipes tal como se reflete na seguinte tabela. As baias se contam como competidores ou equipes.
Competidores ou equipes     
Kata requeridos
               65 a 128                                     
7
               33 a 64                                       
6
               17 a 32                                        
5
               09 a 16                                        
4
               05 a 08                                        
3
                  0 4                                               
2


1. O quadro de cinco Juízes para cada confronto será designado pelo Chefe de Quadra.



2. Em um confronto de Kata, os Juízes não podem ter a nacionalidade de nenhum dos competidores ou nenhum vínculo

                                           CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

    Ao avaliar um competidor, ou a uma equipe, os Juízes avaliarão a atuação baseados nos quatro critérios básicos seguintes: Conformidade, nível técnico, nível atlético e dificuldade técnica.

     Na avaliação do Kata, será dada importância igual a cada um dos quatro critérios básicos.
     Ao Bunkai será dada a mesma importância que ao Kata.


EXECUÇÃO DA COMPETIÇÃO

Obs:
 No início de cada rodada, e ao serem chamados por seus nomes, os dois competidores.
(AKA), e (AO), irão alinhar-se no perímetro da área de competição, frente para o Juiz Chefe.
Depois devem cumprimentar o painel de Juízes e, em seguida um ao outro. Logo AO irá retira-se da área.
AKA se encaminhar para o ponto de início, e anuncia claramente o nome do kata, e iniciará a execução.
 Após a conclusão do Kata, AKA deixara a área para aguardar o desempenho de AO. Depois de AO ter
concluído o seu Kata,  ambos vão voltar para o perímetro da área de competição e aguardam a
Decisão dos Juízes. O Juiz chefe pedirá a decisão (HANTEI) Neste momento, os Juízes darão a sua decisão.
Em seguida os competidores se cumprimentarão entre sí, depois ao quadro de Juízes, e deixarão a área.


Explicação:

 Se um competidor ou a equipe não se apresente quando chamado, ou se retire (Kiken) a

Decisão será concedida automaticamente ao adversário, sem a necessidade de executar o Kata anunciado. Neste caso, o competidor, ou equipe poderá realizar o Kata anunciado em uma rodada posterior.