ENTREVISTA: SENSEI









Se você tem filhos ou contato com crianças, provavelmente já os viu em suas brincadeiras tentando repetir os chutes voadores e golpes especiais que os seus personagens preferidos aplicam nos vilões malvados durante as diversas batalhas que os canais de TV, filmes e videogames mostram quase todos os dias. Talvez você já se tenha perguntado o que tanta violência serve para ensinar de valioso às suas crianças?


Antes de continuarmos, é bom saber que aquilo que você assiste na televisão (com raras exceções) é muito distante do que é realmente o fundamento das artes marciais. É uma pena, mas os filmes e videogames geralmente não ensinam que o treinamento correto e sério das artes marciais é baseado em não violência e não agressão. A beleza no ensino da grande maioria dos estilos de artes marciais é que além do aspecto físico, faz parte integrante no ´esporte´ o treinamento mental e emocional.

Se analisarmos alguns outros esportes e atividades praticados pelas crianças, onde existe grande competitividade e muitas vezes ganhar a qualquer custo parece ser a regra principal, não é surpresa que cada vez mais crianças venham a desenvolver problemas de auto-estima e comportamentos agressivos.

Agora, imagine que o seu filho aprenda valiosas lições de vida, respeito, paciência, controle emocional, equilíbrio e habilidades que poderá levar durante toda sua vida. A prática adequada de artes marciais pode contribuir muito para formar o caráter do seu filho e ajudá-lo a ser um adulto feliz, realizado e bem equilibrado!

De acordo com o Diretor Técnico da Nindô-Kan, professor Ivaldo José da Silva, faixa preta 5º Dan e Técnico da Seleção Paulista de Karatê, o treino regular de artes marciais, além de ser um ótimo e completo exercício físico com desenvolvimento neuromuscular e cardiomuscular, pode ajudar muito as crianças principalmente nos seguintes aspectos:

- Desenvolve confiança, auto-estima, além de respeito e cortesia.
- Ajuda a melhorar o desempenho nos estudos, por trabalhar auto-disciplina e concentração.
- A prática de artes marciais aumenta o auto-controle emocional e reduz muito a agressividade. Crianças que treinam regularmente geralmente não se envolvem em brigas.
- Mostra a importância de se ter objetivos e do esforço necessário para se conseguir. As crianças conseguem perceber seu desenvolvimento ao longo do tempo como fruto da dedicação aos treinamentos.
- Muitos não se dão conta, mas o treino de artes marciais é muito mais seguro do que muitos outros esportes.
- É também uma ótima opção para ajudar as crianças a se desenvolverem em outros esportes coletivos, pois combina atividades com desenvolvimento físico e mental.

Começar as atividades de artes marciais como criança é o ideal (crianças a partir dos 6 anos já podem ser aceitas) e podem ser observados ganhos positivos já após o primeiro ano, tais como aumento da auto-estima, respeito e melhoria física.

Muitos pais também optam por fazerem eles mesmos parte do treinamento de artes marciais, o que além de melhorar a saúde, desempenho no trabalho e qualidade de vida dos próprios pais, resulta numa maravilhosa experiência de união e aprendizagem para toda a família! E digo mais... Seja persistente por que nada é fácil é mais fácil desistir, os obstáculos estão por toda parte.
(Contribuído por Marcello Bertani "Imêmore")