SELETIVA NACIONAL 2012
"O esporte de alto rendimento está relacionado com elevada seleção, rigor e exigência, e por isso apenas os melhores praticantes se encontram abrangidos por este nível de prática esportiva".
(Dr. Estélio Dantas)
Com o propósito de compor a Seleção Brasileira que disputará a edição 2012 do Campeonato Sul-Americano de Karate, ao longo do dia 28/04, sábado, a Confederação Brasileira de Karate (CBK) realizou no Ginásio Poliesportivo da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo a Seletiva Nacional 2012. Cabe ressaltar que a CBK é a entidade oficial de administração nacional desta arte marcial, devidamente reconhecida pelo MEC, COB e COI, e é a entidade formadora da Seleção Brasileira Oficial.
Em categorias individuais e por equipes foram disputadas a modalidade kata (luta imaginária com apresentação de formas pré determinadas) e a modalidade shiai kumite (luta por pontos) em categorias individuais. De acordo com o regulamento da Seletiva Nacional, os dois atletas melhores colocados em suas respectivas categorias garantiram suas classificações para integrarem a Seleção Brasileira das classes Infantil (12/13 anos), Cadete (14/15 anos), Junior(16/17 anos), Sub 21 (18/20 anos) e Senior (kata 18/35 anos).
Tunki, o mascote do Campeonato Sul-Americano de Karate 2012
O comissão organizadora do 12º Campeonato Sul-Americano de Karate divulgou o mascote oficial do evento, "Tunki". A palavra "Tunki" tem origem no dialeto indígena sul-americano quechua e significa "galo das rochas", a ave nacional do Peru. De outro modo, inclui a palavra japonesa "ki", cujo conceito está ligado a prática do karate-do: a energia vital que flui em todos os seres vivos. Estes significados definem a essência do personagem "Tunki". A eleição do mascote oficial do 12º Campeonato Sul-Americano de Karate teve como vencedor um personagem que agregasse valores que identificassem o Peru como país anfitrião e também o espírito do karate-do Sul-Americano.




